Pular para o conteúdo principal

Acesso remoto no Xubuntu em rede local

Uma mão segurando smartphone e uma mesa com um computador

Olá pessoal, hoje iremos instalar a ferramenta Unified Remote que possibilita o controle de algumas funcionalidades do computador em Rede Local, por exemplo, iniciar o filme com o seu smartphone. O sistema operacional utilizado é o Xubuntu 18.04.

Acesse o site Unified Remote e clique em Download.

Botão Download do Unified Remote

Selecione Latest Server:

Botão Latest Server do Unified Remote

Selecione Linux:

Unified Remote Linux

Selecione Debian Package 32-bits ou 64-bits:

Unified Remote Debian Package

Após o download execute o comando a seguir para realizar a instalação:

sudo dpkg -i urserver-*.deb

Pronto, o servidor está instalado, ao iniciar Unified Remote será aberta uma guia no navegador padrão no endereço http://localhost:9510/web/ para permitir a visualização do status e possibilitar as configurações.

Servidor Unified Remote no Navegador

Pode-se observar que a conexão via bluetooth não está sendo realizada, para corrigir esse problema, edite o arquivo a seguir:

sudo nano /etc/systemd/system/bluetooth.target.wants/bluetooth.service 

Adicione --compat no final da linha do ExecStart:

ExecStart=/usr/lib/bluetooth/bluetoothd --compat

Adicione o conteúdo a seguir abaixo da linha do ExecStart:

ExecStartPost=/bin/chmod 777 /var/run/sdp

Reinicie o serviço do bluetooth:

sudo systemctl daemon-reload && \
sudo systemctl restart bluetooth

Adicone permissão ao sdp:

sudo chmod 777 /var/run/sdp 

Reinicie o Server Unified Remote:

Conexão Bluetooth ativo

Baixe o aplicativo mobile Unified Remote de acordo com sua plataforma, para realizar a conexão com servidor, utilizarei a versão para Android. Na Play Store pesquise por Unified Remote:

Aplicativo mobile Unified Remote

Clique em instalar:

Botão de instalar aplicativo mobile Unified Remote

Ao iniciar o aplicativo, procure por algum servidor Unified Remote na rede local para realizar conexão, clique e no botão:

Aplicativo mobile Unified Remote em execuçao conectado ao servidor Unified Remote

Menu do aplicativo mobile com as opções:

Menu do aplicativo mobile com as opções

Valeu pessoal 😄

Referências

Remote Control App For Your Computer. UNIFIED REMOTE. Disponível em: https://www.unifiedremote.com/. Acesso em: 1 maio 2020.

ROEL VAN DE PAAR. Ubuntu: Unified Remote: Bluetooth: Could Not Connect To SDP (3 Solutions!!). 25 mar. 2020. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pY6R_VW-WG8. Acesso em: 1 maio 2020.

NIKULAINEN, Esa. Networking — Remoto Unificado: Bluetooth: Não Foi Possível Conectar Ao SDP. 14 ago. 2018. it-swarm.dev. Disponível em: https://www.it-swarm.dev/pt/networking/remoto-unificado-bluetooth-nao-foi-possivel-conectar-ao-sdp/960933287/. Acesso em: 21 maio 2020.

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular raiz quadrada e cúbica em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar um script para imprimir no console a raiz quadrada e cúbica em Python.Abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT +B.Vamos criar um script chamado de calcularRaizQC.py nano calcularRaizQC.py Para criar esse algoritmo, temos que saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada e se elevamos a 1/3 será igual à raiz cúbica, com estas informações vamos codificarAo executar o script, será exibido o resultado como esperado.

Fibonacci em Python

Olá pessoal, hoje vamos conhecer e implementar o Fibonacci em Python, estarei utilizando a IDE PyCharm.Fibonacci é uma sequência de números, que aparece em certos mistérios da natureza e da vida, onde a sequência inicia com 0 e 1, e os números seguintes serão a soma dos dois números anterior.Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...Abra sua IDE e vamos criar um script. anterior = 0 proximo = 0 while(proximo < 50): print(proximo) proximo = proximo + anterior anterior = proximo - anterior if(proximo == 0): proximo = proximo + 1 O resultado após executar o script.ReferênciaSEQUÊNCIA DE FIBONACCI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_de_Fibonacci. Acesso em: 3 set. 2017.

Número é par ou impar em Python

Olá pessoal, hoje vamos realizar a codificação do algoritmo para verificar se um número é par ou impar, será utilizada a IDE PyCharm para nosso exemplo. Para realizar o algoritmo, devemos compreender que qualquer número dividido por 2 com resto zero é par, então o restante será impar. O operador de módulo(%) é utilizado para obter o resto da divisão. Crie um script com nome parOuImpar.py.Digite o código abaixo.Pronto, o nosso programa foi executado com sucesso 😃.