Pular para o conteúdo principal

Utilize o GParted no Xubuntu

Pinguim Tux e um pendrive

Olá pessoal, hoje iremos instalar e utilizar o programa GParted, muito útil para formatar partições no Linux. O Sistema Operacional utilizado neste tutorial foi o Xubuntu 18.04.

Para realizar a instalação, abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT + T, e digite o comando abaixo:

sudo apt-get -y install gparted

Para executar o GParted, digite no terminal:

gparted

Será aberta uma tela para inserir a senha.

Insira a senha para o GParted

Após inserir a senha, o aplicativo será iniciado.

Tela inicial do GParted

Vamos formatar um pendrive (pode ser um HD externo também), insira na porta USB do computador, clique na opção GParted > Refresh Devices e visualize o dispositivo do pendrive.

Visualize os dispositivos conectados

Para realizar a formatação, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e selecione a opção format to, escolha o tipo do sistema de arquivo e aplique as alterações realizadas.

Formate o dispositivo

Pronto pessoal, realizamos a formatação com sucesso 😄.

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular raiz quadrada e cúbica em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar um script para imprimir no console a raiz quadrada e cúbica em Python.Abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT +B.Vamos criar um script chamado de calcularRaizQC.py nano calcularRaizQC.py Para criar esse algoritmo, temos que saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada e se elevamos a 1/3 será igual à raiz cúbica, com estas informações vamos codificarAo executar o script, será exibido o resultado como esperado.

Tabuada em Python

Olá pessoal, hoje vamos realizar a codificação da tabuada em Python, irei utilizar a IDE PyCharm para nosso exemplo.Crie um script Python com o nome tabuada.pyDigite o código abaixo.Pronto, o resultado será exibido como esperado :)

Calcular a circunferência e área de um círculo em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar dois script Python para calcular a circunferência e área de um círculo, será utilizada a IDE PyCharm para codificar os scripts. Para obter a circunferência e área de um círculo precisamos conhecer a medida do raio(r)
Fórmula para obter comprimento da circunferência do círculo:
C = 2π · r
Fórmula para obter a área do círculo:
A = π · r2
Crie um script com o nome circuloCircuferencia.py e digite o código abaixo.Resultado da execução do programa.Crie um script com o nome circuloArea.py e digite o código abaixo.Resultado da execução do programa.ReferênciaRIBEIRO, Amanda Gonçalves. "Comprimento da Circunferência e Área de um Círculo"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/matematica/comprimento-area-circunferencia.html. Acesso em 10 de fevereiro de 2018.