Pular para o conteúdo principal

Número quadrado perfeito em Python

Olá pessoal, hoje vamos implementar um algoritmo para verificar se o número é um quadrado perfeito e listar os dez primeiro, será utilizada a IDE PyCharm para nosso exemplo.

Podemos observar que um número quadrado perfeito possui um padrão de formação, onde n é um número inteiro positivo:
n2 = n . n = a

12 = 1 . 1 = 1
22 = 2 . 2 = 4
32 = 3 . 3 = 9
42 = 4 . 4 = 16
52 = 5 . 5 = 25
62 = 6 . 6 = 36
72 = 7 . 7 = 49
82 = 8 . 8 = 64
92 = 9 . 9 = 81
102 = 10 . 10 = 100

Uma das formas para descobrirmos se um número é quadrado perfeito é verificando se o número possui raiz quadrada exata. Para realizarmos esse algoritmo, temos de saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada.

Com essas informações, crie um script com o nome quadradoPerfeito.py

Digite o código abaixo.

Pronto, o resultado será exibido como esperado após a execução :)

Referência

OLIVEIRA, Naysa Crystine Nogueira. "Número quadrado perfeito"; Brasil Escola. Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/matematica/numero-quadrado-perfeito.html. Acesso em 15 de janeiro de 2018.

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular raiz quadrada e cúbica em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar um script para imprimir no console a raiz quadrada e cúbica em Python.Abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT +B.Vamos criar um script chamado de calcularRaizQC.py nano calcularRaizQC.py Para criar esse algoritmo, temos que saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada e se elevamos a 1/3 será igual à raiz cúbica, com estas informações vamos codificarAo executar o script, será exibido o resultado como esperado.

Fibonacci em Python

Olá pessoal, hoje vamos conhecer e implementar o Fibonacci em Python, estarei utilizando a IDE PyCharm.Fibonacci é uma sequência de números, que aparece em certos mistérios da natureza e da vida, onde a sequência inicia com 0 e 1, e os números seguintes serão a soma dos dois números anterior.Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...Abra sua IDE e vamos criar um script. anterior = 0 proximo = 0 while(proximo < 50): print(proximo) proximo = proximo + anterior anterior = proximo - anterior if(proximo == 0): proximo = proximo + 1 O resultado após executar o script.ReferênciaSEQUÊNCIA DE FIBONACCI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_de_Fibonacci. Acesso em: 3 set. 2017.

Número é par ou impar em Python

Olá pessoal, hoje vamos realizar a codificação do algoritmo para verificar se um número é par ou impar, será utilizada a IDE PyCharm para nosso exemplo. Para realizar o algoritmo, devemos compreender que qualquer número dividido por 2 com resto zero é par, então o restante será impar. O operador de módulo(%) é utilizado para obter o resto da divisão. Crie um script com nome parOuImpar.py.Digite o código abaixo.Pronto, o nosso programa foi executado com sucesso 😃.