Pular para o conteúdo principal

Matrix no terminal

Olá pessoal, já pensou em ter aquele efeito do filme Matrix na tela do PC, hoje irei te mostrar como fazer isso no terminal do Ubuntu 14.04.

Primeiro vamos instalar o programa responsável pelo efeito com comando abaixo.


 sudo apt-get update  
 sudo apt-get install cmatrix 
 

Após a instalação, digite o comando cmatrix no terminal para executar:


 cmatrix  
 

Com isso o efeito de Matrix terá início no seu terminal, mas como parar esse efeito? utilizando a tecla q ou Ctrl + C. Indo mais a fundo neste programa, vamos ver o help do cmatrix.


 cmatrix --help 
  

No retorno do help, será exibido um exemplo de como utilizar o cmatrix e a lista de opções, entre as opções vamos utilizar a -s para quando clicar com qualquer tecla o efeito sair, -u para definir a velocidade e o -C para escolher uma cor para letras.


 cmatrix -s -u 5 -C blue 
  

Efeito bem personalizado para seu terminal, e quando desejar retirá o efeito do terminal, basta pressionar qualquer tecla.

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular raiz quadrada e cúbica em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar um script para imprimir no console a raiz quadrada e cúbica em Python.Abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT +B.Vamos criar um script chamado de calcularRaizQC.py nano calcularRaizQC.py Para criar esse algoritmo, temos que saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada e se elevamos a 1/3 será igual à raiz cúbica, com estas informações vamos codificarAo executar o script, será exibido o resultado como esperado.

Fibonacci em Python

Olá pessoal, hoje vamos conhecer e implementar o Fibonacci em Python, estarei utilizando a IDE PyCharm.Fibonacci é uma sequência de números, que aparece em certos mistérios da natureza e da vida, onde a sequência inicia com 0 e 1, e os números seguintes serão a soma dos dois números anterior.Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...Abra sua IDE e vamos criar um script. anterior = 0 proximo = 0 while(proximo < 50): print(proximo) proximo = proximo + anterior anterior = proximo - anterior if(proximo == 0): proximo = proximo + 1 O resultado após executar o script.ReferênciaSEQUÊNCIA DE FIBONACCI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_de_Fibonacci. Acesso em: 3 set. 2017.

Número é par ou impar em Python

Olá pessoal, hoje vamos realizar a codificação do algoritmo para verificar se um número é par ou impar, será utilizada a IDE PyCharm para nosso exemplo. Para realizar o algoritmo, devemos compreender que qualquer número dividido por 2 com resto zero é par, então o restante será impar. O operador de módulo(%) é utilizado para obter o resto da divisão. Crie um script com nome parOuImpar.py.Digite o código abaixo.Pronto, o nosso programa foi executado com sucesso 😃.