Pular para o conteúdo principal

Capturar entrada de dados do usuário em Python

Olá pessoal, hoje vamos adicionar mais um pouco de interatividade através da entrada de dados pelo teclado aos nossos programas feitos em Python.

Abra o terminal com as teclas de atalho Ctrl + Alt + T.

Vamos criar um script chamado entradaTeclado.py.


 touch entradaTeclado.py

Para pegar a entrada de dados pelo teclado, vamos utilizar uma função nativa do Python chamada input, esta função aguarda que seja digitado algo e após pressionado a tecla Enter para prosseguir o programa, o valor digitado pode ser atribuído a uma variável.


 var = input()

Outra forma de utilizar o input é adicionando uma mensagem para o usuário sobre o que deve ser digitado.


 nome = input('Digite seu nome: ')   
 print(nome)

Também podemos utilizar o input para receber tipos de dados específicos, para realização de cálculos matemáticos.


 num1 = int(input('Entre com um número: '))   
 num2 = int(input('Entre com outro número: '))   
 print(num1 + num2)

Bom pessoal com esta função, agora seus scripts terão mais interatividade.

Postagens mais visitadas deste blog

Calcular raiz quadrada e cúbica em Python

Olá pessoal, hoje vamos criar um script para imprimir no console a raiz quadrada e cúbica em Python.Abra o terminal com as teclas de atalho CTRL + ALT +B.Vamos criar um script chamado de calcularRaizQC.py nano calcularRaizQC.py Para criar esse algoritmo, temos que saber que um número elevado a 1/2 é igual à raiz quadrada e se elevamos a 1/3 será igual à raiz cúbica, com estas informações vamos codificarAo executar o script, será exibido o resultado como esperado.

Fibonacci em Python

Olá pessoal, hoje vamos conhecer e implementar o Fibonacci em Python, estarei utilizando a IDE PyCharm.Fibonacci é uma sequência de números, que aparece em certos mistérios da natureza e da vida, onde a sequência inicia com 0 e 1, e os números seguintes serão a soma dos dois números anterior.Por exemplo: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...Abra sua IDE e vamos criar um script. anterior = 0 proximo = 0 while(proximo < 50): print(proximo) proximo = proximo + anterior anterior = proximo - anterior if(proximo == 0): proximo = proximo + 1 O resultado após executar o script.ReferênciaSEQUÊNCIA DE FIBONACCI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sequ%C3%AAncia_de_Fibonacci. Acesso em: 3 set. 2017.

Número é par ou impar em Python

Olá pessoal, hoje vamos realizar a codificação do algoritmo para verificar se um número é par ou impar, será utilizada a IDE PyCharm para nosso exemplo. Para realizar o algoritmo, devemos compreender que qualquer número dividido por 2 com resto zero é par, então o restante será impar. O operador de módulo(%) é utilizado para obter o resto da divisão. Crie um script com nome parOuImpar.py.Digite o código abaixo.Pronto, o nosso programa foi executado com sucesso 😃.